segunda-feira, 16 de junho de 2008

Man'infesto da Arte Pós-histórica (Poesia)

(escrito por Tone Ely,
em
5 de outubro de 2005)

Só digo aos que hoje em dia
Tentam saber o que é arte...
A
propósito,
Eu não ouso tentar uma coisa dessas
Sou de 1980...
Desde então tá complicado;

Mas como essa palavra
Agora invade seu humor vítreo
Nervo óptico adentro
Provocando uma série de signos lingüísticos
Que ainda traçam os sentidos, em geral,
desconexos

Entendo que arte
Tá no estribo também
Totalmente controlada
Pela capacidade de repassar a vibração
de uma pelezinha...
Pra cachola ;

Mas pele é pra outra coisa, né?
Quando não há disafia é sim...
Te desafio a saber
O que suma tudo isso quer dizer;
Inevitavelmente
Enceno uma voz
Sua pra você mesmo
Que de tanta audácia
Sente o amargo no palato e diz:
"Isso não é arte!"

E assim como plásticos artistas
Que com todas as cores possíveis
Não te provocam nada
Me reconheço um ex-artista desde que nasci;
(E naquele tempo a arte já não existia mais!)

Ainda bem que tenho tanto talento
quanto você
E ainda assim tento...
Sem fazer a mínima idéia
Se vou conseguir dizer o que quero,
Ou se sequer palavras existem pra isso;

Como costumam dizer que o que digo
Não se compra
Te lembro contudo que não estou a venda
Toda e qualquer discordância comigo (ou contigo mesmo)
Nunca soará em meus ouvidos
Ou nem teria lido eu até o fim

Lamentavelmente ou não
Com essa tentativa de "arte" você o fará...
Como eu, outros ex-artistas ainda sabem pedir esmolas,
que venham
quaisquer
políticas
públicas miseráveis
para tornar possível
que alguém vivo na verdadeira pós-história,
no futuro, nos veja como parte digna de estar
representando a arte

Com tudo isto,
humildemente te imploro...
que de alguma forma,
depois,
outro dia desses,
reflita no que está em sua cabeça agora.


(Links dialéticos: De acordo com (blog) - *poesia* TONE ELY - Man'infesto da Arte Pós-histórica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário